segunda-feira, 25 de março de 2013

Ocupação da Amazônia


http://profcmazucheli.blogspot.com.br/2009/10/agricultura-brasileira-historico-da.html
      A Amazônia, até um pouco antes da década de 70, era vista indiretamente como uma região que não despertava interesse nas pessoas na ocupação dessa região, pois só havia florestas, índios, doenças típicas da região, entre outros motivos.
   Como alguns países visavam ocupar a Amazônia, o então governo brasileiro precisava de um plano que fizesse com que as pessoas migrassem para a região. "INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR": esse foi o slogan que o governo usou para proteger a floresta contra a "internacionalização".
     Além do slogan nacionalista, houve também a abertura de estradas que cortaram a Amazônia de norte a sul, leste a oeste. Atraídos pela promessa de terras baratas e riquezas, milhares de colonos chegavam com suas famílias vindos de diversas regiões do país. E a floresta até então impenetráve, desaparecia rapidamente dando lugar a imensos campos de grãos e pastagens.
     Contudo, os povos indígenas foram os que mais sentiram a chegada dos colonos, e muitas tribos se viram acuadas com o novos habitantes da região. Desde então, a Amazônia nunca mais foi a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário